Informativo do Instituto Virtual de Fármacos do Rio de Janeiro

IVFRJ ON LINE - Ano III - Edição 0050 - 12 de setembro de 2007

Centro de Bioequivalência atesta qualidade de genéricos
Espectômetro de Massas da unidade bioanalítica (LabFarma) - realiza a quantificação dos fármacos no plasma em estudos de bioequivalência.
Qual medicamento tem o melhor custo-benefício, o de referência ou um genérico? O Ministério da Saúde afirma que os genéricos podem substituir os medicamentos de referência, sem problema algum, visto que, os rigorosos testes realizados pelos Centros de Bioequivalência, habilitados pela ANVISA, garantem o registro apenas de genéricos que apresentem a mesma eficácia e segurança dos originais. Mas como são realizados estes testes? O IVFRJ On Line convidou o professor José Carlos Saraiva Gonçalves, coordenador do Laboratório de Farmacometria (LAbFARMA/UFRJ) para explicar as etapas que englobam os estudos de bioequivalência de genéricos.

  NOTÍCIAS

Acidentes com medicamentos
Um levantamento feito pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, coordenado pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fiocruz, mostra que os medicamentos estão em primeiro lugar no ranking de intoxicação e vitimaram, em média, mais de 20 crianças por dia. Em apenas um ano foram registrados no Brasil mais de 80 mil casos de intoxicações e, em quase 25% dos registros, as vítimas tinham até 5 anos.
Reforço de peso para pesquisas de novos fármacos
As pesquisas desenvolvidas no Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas, localizado no campus da UFRJ, acaba de receber um reforço de peso. Trata-se de um espectrômetro de ressonância magnética nuclear, com 800 megahertz (MHz) de potência, que se soma a outros dois que estão no centro desde sua implantação. Os equipamentos são utilizados em pesquisas de novos medicamentos para doenças como Aids, câncer e mal de Alzheimer.
Prevenir e remediar
A quinta doença que mais mata no Brasil ainda não tem cura, mas pode ser evitada. A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é a inflamação dos brônquios aliada à destruição dos alvéolos pulmonares, que afeta cerca de 8 milhões de brasileiros, principalmente fumantes e ex-fumantes. O que mais preocupa médicos e cientistas é o fato de a doença ser pouco conhecida. É por isso que o diagnóstico precoce é de fundamental importância, pois ele pode reduzir as mortalidades e melhorar a qualidade de vida do paciente, informam os pesquisadores do Laboratório de Investigação Pulmonar da UFRJ.

.:  AGENDA  :.
.:  NOTAS  :.
:. Congresso Aberto a Estudantes de Biologia
:. Seminário sobre pesquisa e desenvolvimento em saúde
:. " Inscrições para Doutorado na França
R$ 10 milhões para genômica e proteômica
Finep lança edital para apoio financeiro a projetos de pesquisa interdisciplinares em genômica e proteômica. Os interessados devem enviar propostas eletrônicas até o dia 27 de setembro. O prazo final para a submissão de cópias impressas se encerra no dia 28 de setembro.
CGEN prorroga consulta pública sobre patrimônio genético
O Conselho de Gestão do Patrimônio Genético prorrogou para o dia 16 de dezembro deste ano a consulta pública sobre a repartição de benefícios gerados a partir do conhecimento tradicional associado ao patrimônio genético. A prorrogação tem o objetivo de ampliar a participação das comunidades locais e indígenas no processo de discussão sobre o assunto.
E X P E D I E N T E
IVFRJ ONLINE - Informativo quinzenal do Instituto Virtual de Fármacos do RJ - FAPERJ | É proibida a reprodução total ou parcial dos textos, por qualquer meio, sem citar a fonte e o site do IVFRJ-FAPERJ | Coordenação e Edição: Eliezer J. Barreiro | Reportagem: Lúcia Beatriz Torres | Colaboradores: Edna Ferreira e Matheus Fierro | Sugestões de pauta podem ser enviadas para: ivfrj@ccsdecania.ufrj.br|