O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
.: 2004
.: 2005
.: 2006
Biografias
Links
Notícias
Legislação
Sala de Leitura
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Associações, Conselhos & Sindicatos
Distribuidoras
Hospitais
Indústrias
Indústrias
.: Laboratórios
Laboratórios
.: Governamentais
.: Privados
ONG´S
Universidades
.: Instituições
.: Pesquisadores

Cenário Farmacêutico
.: Perfil Empresarial em Fármacos no RJ
.: Impacto Sócio-Econômico da Indústria Quimica - RJ
.: Dados IBGE - Pesquisa Industrial 2004
.: Pesquisadores por Km2 RJ/SP/MG


Cadeia Produtiva
Histórias

IVFRJ On Line - 29ª Edição
Ano II - 05 de maio de 2006
Anvisa apreende vacina falsificada contra gripe

A Anvisa determinou a apreensão e inutilização, em todo país, do produto falsificado “vacina contra gripe FLUARIX”. A vacina original é fabricada pela GlaxoSmithkline Brasil Ltda (GSK). Entretanto, desde 2004, a empresa não comercializa o produto com a marca “Fluarix” e sim “vacina de vírus inativado contra gripe”.
A descoberta da falsificação ocorreu após contato de uma farmácia de Coronel Fabriciano (MG) com a empresa, informando que a vacina estava sendo oferecida ao estabelecimento. Como a GSK ainda não efetuou qualquer venda de vacina contra a gripe em 2006, orientou a farmácia a adquirir o produto e encaminhá-lo para a empresa. Após avaliação, foi constatado que se tratava de produto falsificado.

O produto falsificado é oferecido em embalagem contendo 12 seringas pré-enchidas de 0,5 ml acondicionadas, sem cartucho, em caixas de isopor de 650 ml, com etiqueta identificando o produto. Já o original contém cartucho para uma seringa pré-enchida de 0,5 ml ou cartucho contendo 10 ampolas de 0,5 ml. O falsificado não possui identificação do número de lote e validade.

A seringa do produto original tem 8,5 cm de comprimento e o falso 9,3 cm. Outras diferenças encontradas na bula, no rótulo ou na seringa permitem reconhecer a falsificação (PDF). Como se trata de um produto falsificado, o conteúdo do medicamento é desconhecido.

Em caso de dúvida ou suspeita sobre a vacina, o usuário deve fazer a denúncia para o serviço de atendimento ao consumidor do laboratório GSK (pelo número 0800 701 22 33), para a Anvisa (pelo e-mail gfimp@anvisa.gov.br) ou procurar a Vigilância Sanitária do seu município ou estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Anvisa



















FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: