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IVFRJ On Line - 35ª Edição
Ano III - 18 de setembro de 2006
Genéricos estão em alta

Lançados em fevereiro de 2000 com a determinação de custarem no mínimo 35% menos do que os remédios de marca, os genéricos já são encontrados hoje nas farmácias por preços até 70% mais baixos do que seus precursores. Pesquisa do grupo Pró-Genérico mostra que os medicamentos genéricos fecharam o primeiro trimestre de 2006 com 41,6 milhões de unidades no mercado brasileiro, contra 32,9 milhões em igual período de 2004, um crescimento de 26,5 na quantidade fabricada. A analise revela ainda que os medicamentos também apresentaram crescimento no volume de unidades comercializadas. Foram 296,8 milhões no primeiro trimestre deste ano, contra 290,2 milhões no mesmo período de 2005.

Para a diretora-executiva da Pró-Genéricos, Vera Valente, o bom desempenho da indústria confirma que os consumidores estão substituindo os medicamentos de marca. "Os preços em média 45% menores do que os medicamentos de marca estão estimulando a entrada de novos consumidores ao mercado", explica.

O consumidor deve ficar atento para as diferenças entre os tipos existentes do mercado. Os genéricos são cópias de medicamentos inovadores cujas patentes já expiraram. A produção dos genéricos obedece a rigorosos padrões de qualidade. Conforme determina alei, só podem chegar ao consumidor depois de passarem por testes de equivalência farmacêutica e bioequivalência, esses últimos realizados em seres humanos. Segundo determina a legislação, nas farmácias a troca só pode ser recomendada por farmacêuticos.

Fonte: Grupo Pró-Genéricos - www.progenericos.org.br

 


















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