O que é o IVFRJ
Porque o IVFRJ
Instituições Associadas
Localização
Conselho Consultivo
Atas
Cadastro
Equipe
Home

IVFRJ OnLine
.: Nova Edição
.: Edições Anteriores
Eventos
.: 2004
.: 2005
.: 2006
Biografias
Links
Notícias
Legislação
Sala de Leitura
O que são os IV's
Outros Institutos Virtuais
Fale Conosco

Associações, Conselhos & Sindicatos
Distribuidoras
Hospitais
Indústrias
Indústrias
.: Laboratórios
Laboratórios
.: Governamentais
.: Privados
ONG´S
Universidades
.: Instituições
.: Pesquisadores

Cenário Farmacêutico
.: Perfil Empresarial em Fármacos no RJ
.: Impacto Sócio-Econômico da Indústria Quimica - RJ
.: Dados IBGE - Pesquisa Industrial 2004
.: Pesquisadores por Km2 RJ/SP/MG


Cadeia Produtiva
Histórias

IVFRJ On Line - 38ª Edição
Ano III - 17 de novembro de 2006
Anfarmag lança sistema de qualificação para medicamentos manipulados

Os programas de qualificação de medicamentos desenvolvidos nos estados, como no Rio de Janeiro, visam garantir melhores produtos e serviços para os consumidores de medicamentos magistrais, mais comumente conhecidos como manipulados. Estes programas existem por conta da edição pela Anvisa da RDC 33/2000. Esta resolução da diretoria colegiada instituiu nas farmácias a obrigatoriedade de estabelecer um sistema de garantia da qualidade. No entender da vigilância sanitária a medida é fundamental na preparação de medicamentos manipulados. Para funcionar, se requer do profissional farmacêutico a implantação da gestão da qualidade nas empresas. A gestão compreende o gerenciamento da produção e dispensação de medicamentos manipulados, treinamentos e monitoramento das equipes que realizam estas atividades.

Embora apenas uma parcela das quase 600 farmácias magistrais no Estado tenha aderido à campanha, os estabelecimentos entendem como relevante ter a gestão de qualidade, que será incrementada a partir da implantação do SINAMM - Sistema Nacional de Aprimoramento e Monitoramento Magistral no Rio de Janeiro, o que deverá acontecer no verão de 2007. implantado pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrados - Anfarmag.

Assim, o programa é oferecido a todas as farmácias de manipulação do estado - que tem a opção de se submeter ou não ao processo - e tem como objetivo adequar os serviços prestados por esses estabelecimentos aos critérios nacionais preconizados pela norma RDC 33 - legislação que regulamenta o setor -, capacitar ainda mais os profissionais da área e ampliar o controle de qualidade sobre a matéria-prima e o produto acabado.

Para facilitar a identificação, as farmácias que participam do programa têm o direito de utilizar o selo de qualificação - exposto nas lojas e colado em todos os medicamentos produzidos por elas -, que será renovado a cada ano, bem como sua cor, que se modifica a cada edição. O selo desenvolvido pela entidade é holográfico para evitar falsificações. De acordo com o presidente da Anfarmag - RJ, José Urias Gonçalves, a agência reguladora do município - Vigilância Sanitária - pratica uma fiscalização, mas o programa irá complementar este controle de qualidade dentro das farmácias, através de uma auditagem técnica personalizada. "O teste é feito de forma voluntariosa. As farmácias que aderirem ao programa estarão preocupadas em aprimorar suas atividades e mais do que isso: vão se diferenciar aos olhos do consumidor. As farmácias aprovadas na avaliação receberão um material especial composto por um certificado de qualificação, banners, selos holográficos para os produtos e um de acrílico para os balcões", afirma Urias.

O programa consiste no cumprimento de três etapas. A primeira funciona como pré-requisito para a farmácia participar do processo e consiste numa auditoria técnica especializada, baseada na legislação específica vigente (RDC 33/2000), realizada por uma empresa de consultoria. Durante a auditoria, a farmácia é monitorada mensalmente, pelo período de um ano, e toda a área do laboratório, incluindo os procedimentos legais, laboratoriais, de manipulação, higiene e de controle de qualidade das matérias-primas e dos produtos finais são verificados. Depois de passar pela auditoria e ser aprovada, a farmácia entra na segunda etapa do programa: capacitação dos profissionais, através de palestras e cursos complementares, aperfeiçoamento gerencial e administrativo e reuniões técnicas realizadas pela Anfarmag - RJ. A terceira e última etapa é a conquista do direito de utilizar o selo de qualificação. A farmácia que cumpre as cláusulas previamente estabelecidas no contrato e atinge 75% de freqüência em reuniões técnicas e eventos da entidade está apta a receber a certificação e, conseqüentemente, o selo.


Sobre o SINAMM

O SINAMM é um programa de trabalho constituído por conjunto de ações interligadas para proporcionar ao setor a padronização dos sistemas de qualidade dos processos de manipulação dos produtos e serviços magistrais. A pretensão do programa é a implantação de novos padrões de critérios de excelência farmacêutica em termos técnicos (da manipulação), científicos (da pesquisa), de segurança (saúde do consumidor) e gerenciais (relações com prescritores e fornecedores). Os novos padrões resultarão na possibilidade efetiva de dar à sociedade uma garantia de qualidade certificada para a farmácia magistral em todas as fases do processo de manipulação dos produtos e prestação de serviços, em atendimento aos requisitos legais e éticos da atividade profissional.

A garantia de qualidade certificada contemplará a capacitação do profissional do setor magistral com programas de educação continuada com conteúdos de técnica farmacêutica e de gerencia administrativa; a padronização de procedimentos operacionais e técnicos aplicados à farmácia magistral; a qualificação dos fornecedores de matérias-primas e equipamentos; a qualificação de laboratórios que prestam serviços de controle de qualidade; o monitoramento dos processos magistrais por meio de sistemas de controle da qualidade de matérias-primas e produtos acabados; o monitoramento pelos participantes das análises de matérias primas e insumos farmacêuticos realizados pelos laboratórios de controle de qualidade qualificados pelo sistema; a difusão das informações e estímulo a discussões dos resultados do Projeto de Acompanhamento Farmacoterapêutico; o compartilhamento entre os participantes do SINAMM das informações sobre estabilidade de formulações magistrais, especialmente as decorrentes da busca e realização de estudos conforme a necessidade do segmento; a realização de auditorias nas farmácias para avaliação de cumprimento da legislação e das normas do sistema; e o apoio na preparação e capacitação da farmácia participante para a Acreditação Farmacêutica Magistral, que será desenvolvida por meio de convênio firmado entre a Anfarmag e a "ONA" - Organização Nacional de Acreditação, preferencialmente dentro dos programas de saúde da Anvisa e de incentivos do Sebrae.

Profissionais farmacêuticos e farmácias de manipulação poderão solicitar a admissão ao SINAMM, mesmo que não sejam associados da Anfarmag. A admissão é formalizada por meio de contrato com a Anfarmag, onde o interessado se compromete a seguir este regulamento. Os associados ativos, farmacêuticos ou farmácias, terão bonificação de 50% do valor dos cursos e projetos de educação continuada e das auditorias a serem realizadas nas farmácias.

O SINAMM, lançado oficialmente em junho, contará também com um programa de qualificação de fornecedores de matérias-primas, embalagens, produtos e serviços, além de inspeção em farmácias e a sua certificação. A uniformidade na implantação dos procedimentos do SINAMM nas farmácias de manipulação de todo o país será assegurada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que em parceria com a Anfarmag será responsável pela aplicação da metodologia do sistema e treinamento em gestão corporativa. A implantação do SINAMM deve abranger a adesão de aproximadamente 600 farmácias.

Fonte: Assessoria de Imprensa Anfarmag


FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: