IVFRJ On Line - Edições Anteriores
> > > Leia aqui as outras Edições do IVFRJ On line

.: Ano II - Edição 0033 - 16 de agosto de 2006

» Um possível fim para a migração do câncer
  Uma equipe de cientistas, sob a liderança da professora Thereza Christina Barja-Fidalgo, do laboratório de farmacologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), vem conseguindo resultados significativos no combate a metástase. Esse fenômeno é a capacidade que as células cancerosas têm de migrar através do sistema circulatório (sangüíneo e linfático) para outros tecidos ou órgãos à distância do tumor primário.
   
» Burocracia atrapalha a ciência
 
O Brasil tem o nono maior PIB do mundo, está entre o terço de maior renda per capita do planeta e é o 17° país em produção científica. O número de pedidos de patentes, anualmente, supera 24 mil e só tende a crescer de acordo com especialistas. Apesar disso, a burocracia das entidades públicas atua como um peso, dificultando o processo de pesquisa e desenvolvimento científico, com lentidão no processo de importação e altas taxas alfandegárias.
 
» Terminologia: eficácia, efetividade ou eficiência de um fármaco?
O público em geral pode pensar que essas palavras são sinônimas, mas estes termos possuem significados diferentes para os especialistas em pesquisa clínica. Confira as explicações do professor François Noël sobre as diferentes definições que nem sempre estão bem assimilados no meio da Farmacologia básica.
   
» Novos fármacos e pesticidas por meio da modelagem molecular
  O professor Carlos Mauricio Rabello de Sant'Anna é do Departamento de Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e também professor coloborador do LASSBio/UFRJ. O trabalho dele está voltado para o uso de métodos de modelagem molecular para o planejamento e a compreensão do mecanismo de ação de substâncias bioativas. Nesta entrevista ao IVFRJ On Line, o pesquisador revela mais sobre suas pesquisas e os resultados promissores com substâncias com ação pesticida (inseticidas, herbicidas e fungicidas).
   
» Notas
 
» Remédio suspenso
» Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ) tem novo diretor-presidente
» CNPq tem novo site

E X P E D I E N T E
IVFRJ ONLINE - informativo quinzenal do Instituto Virtual de Fármacos | É proibida a reprodução total ou parcial dos textos, por qualquer meio, sem citar a fonte e o site do IVFRJ | Edição: Edna Ferreira | Reportagem: Fernando Lopes | Ilustração: Juca | Coordenação IVFRJ: Eliezer Barreiro | Sugestões de pauta podem ser enviadas para: ibelza@ccsdecania.ufrj.br|

FAPERJ

LASSBio

Desenvolvida por
Cúpula Informática
Visitantes: